Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Limpeza de banheiro em hospital gera direito a adicional de insalubridade em grau máximo

O entendimento também é válido para trabalhadores que realizam a limpeza em banheiros de locais de grande circulação.

há 5 anos

A terceira turma do TST, ao decidir sobre o processo RR-11773-05.2016.5.03.0024, ajuizado por uma auxiliar de higienização de um hospital de Belo Horizonte (MG), deferiu a pretensão sobre as diferenças relacionadas ao adicional de insalubridade, devendo passar do grau médio, para o grau máximo.

Entenda o caso:

Uma auxiliar de higienização do hospital Mater Dei S. A., de Belo Horizonte (MG) ajuizou uma ação, afirmando receber adicional de insalubridade em grau médio (20%), sendo que deveria receber em grau máximo (40%), uma vez que, realizava limpeza de local de grande circulação. Dessa forma pediu o recebimento das diferenças.

O TRT da 3ª região entendeu não existir insalubridade em grau máximo, equiparando o trabalho à limpeza em escritórios. No fundamento sustentaram que os banheiros eram utilizados somente por empregados e alguns visitantes do andar em que a Auxiliar trabalhava.

Em recurso o TST entendeu que a problemática do caso é relativa ao contato com agentes biológicos na limpeza de banheiros de uso coletivos de hospital, se enquadrando assim, em norma regulamentadora do Ministério do Trabalho (NR 15 TEM anexo 14).

Dessa forma, o a 3º turma do TST entendeu que a decisão do TRT foi incompatível com a sumula 448 do TST, condenando a empresa a pagar à auxiliar de higienização, o adicional de insalubridade em grau máximo.

O adicional de Insalubridade:

Nossa legislação determina que o adicional de insalubridade deve ser pago à trabalhadores que estejam expostos a agentes nocivos à saúde, acima de limites de tolerância fixados com base em alguns critérios fixados pelo MTE (art. 189 CLT).

Os Graus de insalubridade e os adicionais devidos:

As atividades ou operações insalubres, exercidas acima dos limites de tolerância, são classificadas em 3 graus, dependendo da prejudicialidade ao trabalhador, sendo: mínimo, médio e máximo.

A CLT assegura para o exercício sob condição insalubre de grau mínimo a percepção de adicional de 10% (dez por cento), grau médio 20% (vinte por cento) e grau máximo 40% (quarenta por cento) do salário mínimo da região.

Para funcionário do serviço público, sob o regime estatutário é necessário consultar o estatuto específico, para se averiguar essas informações.

Opinião:

Essa decisão beneficia inúmeros pessoas que trabalham na limpeza de banheiros públicos ou de grande circulação, que se encontram em condições de trabalho insalubres de grau máximo e estão recebendo adicionais em grau inferior.

De fato, o contato constante com agentes biológicos de banheiros de hospitais, através da limpeza, não se compara a limpar banheiros de residências ou escritórios, devendo ser pago ao trabalhador o adicional de maior nível, uma vez que, trata-se de direitos trabalhistas e de saúde.

Assim, recomendamos que todos aqueles que se encontrem em situação semelhante, ou tenham dúvidas sobre suas situações trabalhistas, procurem assistência jurídica através de advogados para que possam garantir seus direitos conforme prescreve a lei.

fonte: http://www.tst.jus.br/…/limpeza-de-banheiro-em-hospital-ger…

#trabalhador #insalubridade #limpeza #banheiros #hospitais #direitos#adicional

Jean Alexandre da Silva

Advogado - OAB/PR nº 75.382

Maringá - Paraná

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações9
  • Seguidores9
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações134
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/limpeza-de-banheiro-em-hospital-gera-direito-a-adicional-de-insalubridade-em-grau-maximo/656617224

Informações relacionadas

Matheus Cajaíba, Advogado
Modeloshá 4 anos

Reclamatória Trabalhista

Rogério Silva, Advogado
Modeloshá 2 anos

[Modelo] Embargos de Declaração

Recurso - TRT12 - Ação Adicional de Insalubridade - Rorsum - de Hospital Baia Sul

Petição Inicial - TJSP - Ação de Cobrança de Adicional de Insalubridade Enquadramento Grau Máximo - Procedimento Comum Cível

Diego Carvalho, Advogado
Notíciashá 6 anos

Limpeza de banheiro em hospital gera direito a adicional de insalubridade em grau máximo

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)